Em postagem no X nesta sexta-feira (12/9), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), declarou que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desempenhou seu papel ao condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete colaboradores por tentativa de golpe de Estado.
Leite destacou, no entanto, que a verdadeira forma de pacificar o país não é nem prender nem libertar um presidente.
“A Justiça brasileira, agindo com autonomia, fez o que lhe cabe em um Estado Democrático de Direito, que lutamos para conquistar e que devemos continuar zelando sempre que for ameaçado, independentemente de quem seja”, escreveu o governador do estado gaúcho.
O governador do RS também lamentou a forte polarização política existente atualmente no Brasil. Para Leite, é necessário “virar a página” e iniciar um novo capítulo na história nacional. “Enquanto alguns torcem e acusam de um lado e comemoram do outro, milhões de brasileiros desejam apenas viver em paz, esperando que alguém alivie os inúmeros problemas que enfrentamos e dos quais falamos pouco, infelizmente”, ressaltou.
Na quinta-feira passada (12/9), o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados foram condenados pela Primeira Turma do STF por tentarem um golpe de Estado. A decisão final foi de quatro votos a um.