A previsão do relatório Focus é que a taxa de juros Selic permaneça em 15% até o final de 2025, mantendo-se nesse nível pela 17ª semana seguida. Essa decisão vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter decidido manter os juros nesse patamar em 17 de setembro.
O Copom destacou que o cenário atual ainda apresenta muita incerteza, exigindo cautela no manejo da política monetária. O comitê afirmou que continuará atento e avaliando se a manutenção da taxa de juros em seu nível atual por um período prolongado será suficiente para garantir que a inflação volte à meta definida.
Segundo o colegiado, o cenário está evoluindo conforme o esperado, e por isso o Copom optou por manter a taxa inalterada enquanto monitora para assegurar a convergência da inflação.
Considerando as 42 projeções mais recentes dos últimos cinco dias úteis, a mediana da taxa Selic para o final deste ano permanece em 15%.
Para o final de 2026, a mediana seguiu em 12,25% pela quarta semana consecutiva, embora a análise das 42 estimativas mais recentes tenha mostrado uma pequena queda de 12,50% para 12,13%.
As projeções para o fim de 2027 se mantiveram em 10,50% pela 36ª semana, e para o final de 2028, a mediana ficou estável em 10% pela 43ª semana consecutiva.
Estadão Conteúdo