20.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/12/2025

Juros do cartão rotativo caem para 443,3% em setembro, diz BC

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
22.6 °
20.5 °
88 %
2.1kmh
0 %
seg
29 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

O Banco Central informou que o juro médio cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito diminuiu de 447,9% ao ano, em agosto, para 443,3% em setembro.

A taxa de juros para pagamentos parcelados baixou de 180,7% para 178,3% ao ano. Quando analisamos o juro total do cartão, que inclui rotativo e parcelado, a taxa ficou estável em 90,1%.

Uma lei aprovada pelo Congresso estabeleceu que os juros do rotativo e do parcelado não podem passar de 100% sobre o valor principal da dívida. Essa regra começou a valer em janeiro de 2024.

Os números divulgados pelo Banco Central podem parecer que os bancos estão desrespeitando essa lei, mas na verdade são apenas registros estatísticos.

Para calcular esses juros anuais, o Banco Central projeta o juro mensal cobrado pelas instituições financeiras para o ano inteiro. Porém, o valor efetivamente pago pelo consumidor geralmente é diferente, porque a maioria fica devendo no cartão apenas por dias ou semanas.

O Banco Central não pretende interromper essa série de dados, pois ela ajuda a mostrar como os juros estão mudando ao longo do tempo e é usada para calcular a taxa cobrada pelo sistema financeiro como um todo.

Veja Também