Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), 80% das indústrias que tiveram problemas para conseguir crédito de curto ou médio prazo apontam os juros altos como a principal dificuldade. O estudo, chamado Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito em 2025, ouviu 1.789 empresas entre 1º e 12 de agosto do ano passado.
Para créditos de longo prazo, acima de cinco anos, 71% dos empresários disseram que os juros elevados são o maior empecilho, seguidos pela necessidade de garantias reais, como bens imóveis ou máquinas (31%), e pela falta de opções de crédito adequadas (17%). No curto e médio prazo, as exigências de garantias foram mencionadas por 32% e a falta de linhas compatíveis por 17%.
A analista de Políticas e Indústria da CNI, Maria Virgínia Colusso, comenta que a política econômica atual, com a taxa Selic em 15% ao ano e juros reais em torno de 10%, torna o financiamento mais caro e desestimula investimentos para crescimento e inovação. Por isso, 54% das empresas não buscaram crédito de longo prazo nos seis meses antes da pesquisa, e 49% evitaram crédito de curto ou médio prazo. Só 26% conseguiram ou renovaram crédito no curto prazo e 17% no longo prazo.
As dificuldades para conseguir crédito foram maiores para empresas médias e pequenas. No crédito de curto ou médio prazo, 26% das médias não obtiveram financiamento, contra 21% das pequenas e 16% das grandes. No longo prazo, esse percentual foi maior: 43% para médias, 37% para pequenas e 27% para grandes empresas.
Além disso, 35% das empresas afirmaram que as condições para crédito de curto ou médio prazo pioraram, enquanto 33% disseram o mesmo sobre o longo prazo. Apenas 14% notaram melhora no curto prazo e 12% no longo.
Outro ponto importante é a baixa utilização do risco sacado, uma forma de antecipar recebíveis: apenas 13% das indústrias usaram essa modalidade nos últimos 12 meses, e 5% planejam utilizá-la. Cerca de 54% não usaram nem planejam usar essa modalidade.
