Junior Pena, conhecido influenciador brasileiro, foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). Ele ganhou destaque ao falar sobre rotas de imigração e mostrar seu apoio político, especialmente ao ex-presidente Donald Trump.
Segundo Maycon MacDowel, amigo de Junior Pena, o influenciador está detido no Delaney Hall, um centro para imigrantes em Nova Jersey, desde o último sábado, dia 31.
Nas redes sociais, MacDowel explicou que a prisão não está ligada a crimes, mas sim a um problema burocrático no processo de imigração. Embora Junior Pena tivesse uma aprovação para um pedido de perdão com as autoridades americanas, ele não compareceu a uma audiência obrigatória na justiça, o que levou à sua detenção.
“Junior tinha tudo aprovado e estava agindo dentro da lei, mas quando não foi à audiência, eles o prenderam”, afirmou MacDowel.
Residente nos Estados Unidos desde 2009, Junior Pena tem mais de 480 mil seguidores no Instagram, onde ele compartilha experiências sobre imigração e o dia a dia de brasileiros vivendo no país.
Fiel às políticas do governo Trump, ele já declarou que as ações do ICE seriam focadas apenas em criminosos, minimizando o efeito das operações sobre imigrantes sem documentos legais. “Há uma reportagem mostrando o ICE prendendo pessoas, incluindo brasileiros, mas todos seriam criminosos”, disse Junior Pena.
No entanto, em dezembro, Junior publicou um vídeo criticando o ICE, chamando a atuação dos agentes de “desumana”.
Estadão Conteúdo.
