27.5 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

Juíza mantém prisão domiciliar de 8 condenados na trama golpista

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
51 %
3.6kmh
75 %
dom
30 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
27 °
qui
20 °

Em Brasília

A juíza auxiliar do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, confirmou a manutenção das prisões domiciliares de oito pessoas condenadas por envolvimento na tentativa de golpe. As audiências de custódia ocorreram no sábado (27/12). Sorrentino atua no gabinete do ministro desde maio deste ano.

Mais cedo, Moraes determinou a prisão domiciliar de dez condenados na tentativa de golpe de Estado. Entre eles, sete militares do Exército; uma delegada da Polícia Federal (PF); o presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (que está foragido); e Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a decisão, os acusados devem utilizar tornozeleira eletrônica, entregar seus passaportes e estão proibidos de manter contato com outros réus, acessar redes sociais ou portar armas.

A medida visa evitar episódios como o do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, que foi detido no Paraguai na sexta-feira (26/12) enquanto tentava fugir do Brasil com destino a El Salvador.

Além de Rocha, o mandado de prisão domiciliar contra o tenente-coronel do Exército, Guilherme Marques de Almeida, não foi cumprido. Segundo informações oficiais, ele está na Bahia, mas comprometeu-se a retornar a Goiânia para iniciar o cumprimento da medida.

Veja Também