Roberval Belinati, desembargador e 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), recebeu para uma entrevista o juiz João Lourenço da Silva no dia 9 de fevereiro. A conversa, que aconteceu no Memorial TJDFT, Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, faz parte de um projeto que visa preservar a história do Judiciário do Distrito Federal.
João Lourenço da Silva nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e cresceu em área rural. Ele deixou sua cidade natal para morar na capital em busca de melhores oportunidades. Formou-se em Direito em 1986 pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal.
Começou a trabalhar no serviço público em 1978 como agente de portaria. Com muita dedicação aos estudos e à carreira, tornou-se juiz em fevereiro de 1996. Inicialmente, atuou em Brazlândia e hoje trabalha na 3ª Vara Criminal de Taguatinga, ajudando a manter a paz social.
Na entrevista, o juiz afirmou: “O juiz deve buscar fazer justiça, não apenas aplicar a lei.” O programa História Oral, criado pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes em 2008, reúne depoimentos de magistrados e servidores desde a fundação do TJDFT em 1960. A desembargadora se aposentou em 1991, gravou 25 entrevistas e ajudou a manter viva a memória da instituição.
As entrevistas estão disponíveis na Página do Memorial TJDFT, garantindo que a história do Judiciário da capital do país seja preservada.
Com informações do TJDFT
