26.5 C
Brasília
terça-feira, 09/09/2025

Jovens aprendem sobre saúde com estudantes de enfermagem

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
26.5 °
21.7 °
28 %
2.1kmh
0 %
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °
sáb
34 °
dom
29 °

Em Brasília

Na última quinta-feira (4), estudantes do primeiro ano de enfermagem realizaram uma atividade educativa sobre saúde sexual e reprodutiva com adolescentes de 15 a 17 anos da Estrutural. A ação contou com a dinâmica de escape room, um jogo interativo onde grupos precisam encontrar pistas e resolver desafios para sair de uma sala temática dentro de um determinado tempo.

Foram criadas três salas para tratar de temas importantes como métodos contraceptivos, verdades e mitos sobre sexualidade, identidade de gênero e consentimento, além de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Essa iniciativa faz parte da disciplina Habilidades Profissionais de Enfermagem, que é uma atividade prática nas unidades de saúde e incentiva os alunos a desenvolverem projetos de intervenção comunitária. Essa ação é realizada anualmente por cada turma do primeiro ano.

Kelly Barbalho, tutora do grupo, ressaltou a importância do método utilizado e comentou que o jogo ajudou a atrair os jovens para discutir assuntos sérios. “Queríamos fugir do modelo tradicional de palestra, que geralmente não chama atenção do público jovem”, disse ela. Cerca de 20 adolescentes participaram e foram desafiados a resolver enigmas em três estações temáticas, todas voltadas a temas essenciais para essa faixa etária.

A equipe que conseguiu completar o percurso no menor tempo ganhou um prêmio, comprado com dinheiro dos próprios estudantes, para incentivar a colaboração e o interesse. A experiência tornou o aprendizado mais divertido e seguro, promovendo um debate aberto e sem tabus.

“O escape room mostrou-se um recurso eficiente que garantiu o engajamento e a participação ativa dos jovens”, afirmou Kelly. “O entusiasmo dos adolescentes confirma a necessidade de mais iniciativas como essa, que rompem o silêncio e criam um ambiente seguro para esclarecer dúvidas e discutir temas relevantes para suas vidas.”

*Informações fornecidas pela Fepecs

Veja Também