O jovem Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos, está internado em estado grave e em coma desde 23 de janeiro, após uma briga no Distrito Federal. O piloto de automobilismo Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, foi preso preventivamente pelo caso, decisão mantida após audiência de custódia no sábado (31/1).
A confusão aconteceu no bairro Vicente Pires, em Brasília, quando Pedro Turra jogou um chiclete mascado em um amigo de Rodrigo, gerando uma discussão que evoluiu para agressões físicas. Vídeos mostram Pedro empurrando o jovem, que cai, bate a cabeça e perde a consciência. Rodrigo sofreu traumatismo craniano grave e continua hospitalizado sem previsão de alta.
Pedro Turra foi preso em flagrante um dia após o ocorrido, solto ao pagar fiança de R$ 24 mil, mas teve prisão preventiva decretada posteriormente. A decisão levou em conta indícios de tentativa de atrapalhar as investigações e relatos de agressões anteriores atribuídas a ele.
Audiência de custódia
Na audiência realizada no Complexo da Polícia Civil, Pedro Arthur Turra Basso declarou ter sofrido ameaças de agentes e outros detentos. A Justiça determinou que ele fique em cela individual até a transferência prevista para o Centro de Detenção Provisória no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele responde por lesão corporal grave.
Omissão de socorro
O delegado Pablo Aguiar, da 38ª Delegacia de Vicente Pires, afirmou ao g1 que quem presenciou a agressão e apenas filmou pode ser responsabilizado por omissão de socorro.
Segundo o delegado, é preocupante que a maioria dos jovens presentes apenas gravava o incidente sem tentar ajudar. Ele ressaltou o impacto desse comportamento na sociedade.
Investigações
A Polícia Civil fez buscas nas residências do acusado nas regiões do Park Way e Águas Claras, apreendendo celular, computador, faca e soco inglês para perícia.
As investigações também consideram outras denúncias contra Pedro Turra, incluindo o uso de arma de choque contra uma adolescente de 17 anos em uma festa para forçá-la a beber e relatos de agressão a outro homem em junho do ano anterior.
Familiares, amigos e moradores se reuniram em manifestação de apoio a Rodrigo em frente ao hospital onde ele está internado. Paralelamente, Pedro Turra foi desligado da Fórmula Delta, competição de automobilismo, que declarou não apoiar violência.
