Hugo Teixeira Gaudino, um jovem brasiliense de 17 anos, é um apaixonado por música e teatro musical. Ele foi um dos 102 estudantes selecionados para participar do programa de intercâmbio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), chamado Pontes para o Mundo. Morador do Riacho Fundo e aluno do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, localizado na Asa Sul, Hugo está agora em Royal Leamington Spa, Reino Unido, onde estuda e conhece uma nova cultura.
Desde pequeno, Hugo teve contato com a cultura em casa, o que ajudou no seu aprendizado da escola e do inglês. Ele diz que sempre gostou de arte, ouvir música e assistir a peças teatrais, o que facilitou muito a aprendizagem do inglês.
O amor pela música veio cedo. Ele lembra de ouvir música celta com a mãe, uma influência importante para ele. Hugo acredita que sua ligação com o teatro musical e a arte foi fundamental para ser selecionado para o programa. Ele gosta de musicais famosos como Os Miseráveis e The Scarlet Pimpernel, mas tem gosto musical variado, ouvindo desde Joelma até heavy metal, pagode e música pop.
Em Royal Leamington Spa, Hugo já percebeu diferenças culturais entre o Brasil e o Reino Unido. Enquanto no Brasil as pessoas são mais calorosas, no Reino Unido elas são mais reservadas. Ele também comenta sobre um festival de comida onde as pessoas falavam baixo, e está se adaptando a tudo isso, animado para fazer novos amigos.
Hugo também ficou impressionado com a estrutura da escola onde vai estudar pelos próximos três meses. Ele descobriu que há um setor de moda e ficou encantado com as peças criadas pelos alunos, mostrando interesse em participar dessas atividades.
Segundo David Nogueira, coordenador do programa Pontes para o Mundo, essa experiência no Reino Unido é transformadora para os alunos. A instituição em Royal Leamington Spa tem cinco campi, combinando educação profissional e superior, com acesso a oficinas, laboratórios e ótima estrutura. Os alunos estão entusiasmados e o programa é visto como uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado.