Juan Guilherme dos Santos Moura, de 26 anos, está desaparecido desde a última quinta-feira (24). Ele foi visto pela última vez por volta das 7h, próximo à Fazenda Senhor Jesus, na DF-180, setor do INCRA, em Brazlândia. A família está muito preocupada, especialmente porque Juan tem diagnóstico de esquizofrenia e estava em tratamento em uma clínica de reabilitação.
Ele é pardo, tem cabelo liso, usa cavanhaque com bigode e foi visto caminhando em direção a uma parada de ônibus. Desde então, ninguém conseguiu encontrá-lo. No momento, ele vestia uma camisa laranja, calça jeans, tênis e carregava uma mala vermelha.
A esquizofrenia preocupa ainda mais a família, pois essa doença pode causar confusão mental, desorientação e dificuldade para se comunicar. Juan estava internado há seis meses na clínica Fazenda Senhor Jesus, perto da BR-070, sentido Ceilândia, em um tratamento que deveria durar nove meses.
A mãe dele, Lucilene Moura, contou que a clínica decidiu liberá-lo antes do previsto porque ele não estava mostrando progresso no tratamento. A instituição alegou que ele apresentava sinais de procrastinação e, por isso, foi desligado.
Lucilene disse que conversou com Juan e pediu para que ele continuasse no tratamento, mas avisou à clínica que não poderia buscá-lo naquele momento e pediu para que não dessem dinheiro a ele. Mesmo assim, cerca de 30 minutos depois, Juan foi liberado sem acompanhante, sem documentos e com apenas R$ 11 no bolso.
Lucilene faz parte de um grupo que orienta a não ceder a chantagens emocionais e por isso manteve sua decisão de não buscá-lo para que ele continuasse o tratamento. Ela acreditava que a clínica não liberaria Juan caso ela não fosse buscá-lo.
“Se soubesse que iriam realmente colocá-lo para fora, eu teria ido buscá-lo. Ele não tem condições de voltar sozinho para casa e precisa de cuidados. Até agora não temos notícias dele”, afirmou Lucilene.
Após o desaparecimento, amigos e voluntários estão ajudando a família nas buscas pelas redes sociais. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Juan Guilherme dos Santos Moura pode entrar em contato com a família ou a polícia pelos telefones:
- Tia Rafaela: (61) 99115-3778
- Mãe Lucilene: (61) 98545-4300
- Disque-Denúncia PCDF: 197