23.5 C
Brasília
segunda-feira, 13/10/2025

Jovem de Ceilândia viaja para estudar no exterior com programa de intercâmbio

Brasília
trovoada
23.5 ° C
24.8 °
23.5 °
57 %
5.1kmh
75 %
ter
30 °
qua
32 °
qui
33 °
sex
33 °
sáb
28 °

Em Brasília

Letícia Joana Alves, uma estudante de 17 anos do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia, realizou seu sonho de fazer uma viagem internacional antes mesmo de terminar o ensino médio. Ela foi escolhida para participar do Pontes para o Mundo, um programa da Secretaria de Educação do Distrito Federal que oferece intercâmbio gratuito para alunos da rede pública.

Na noite antes de embarcar, Letícia estava ansiosa e pensativa sobre a nova experiência que estava prestes a começar. No dia seguinte, ela deixou o Brasil para passar três meses no Reino Unido, uma oportunidade que parecia distante para quem sonhava, mas não tinha recursos financeiros.

Letícia percebeu diferenças importantes entre o sistema educacional do Reino Unido e o do Brasil. “Os alunos daqui têm mais liberdade para tomar decisões e cuidar das próprias coisas. No Brasil isso ainda não é tão comum, mas acredito que temos o mesmo potencial”, disse.

Ela também refletiu sobre como a desigualdade afeta os estudantes brasileiros e limita seus sonhos. “Eu conheci pessoas muito talentosas que precisaram sair da escola para trabalhar. Se nós tivéssemos a mesma estrutura daqui, teríamos muitos gênios no Brasil. O que me deixa feliz é saber que estão investindo na educação pública. Estar aqui é uma prova disso”, afirmou.

Inspiração na família

Letícia tem na família um grande exemplo para valorizar os estudos e lutar por um futuro melhor. “Minha irmã estuda Nutrição na UnB e foi com ela que aprendi o valor do estudo. Meus pais sempre disseram que só assim podemos mudar nossa vida”, contou.

A mãe, promotora de vendas Marci Lendi, enfrentou dificuldades, mas sempre foi um modelo de força. “Teve uma vez que ela machucou o braço e mesmo assim não pôde faltar ao trabalho. Ela me disse: ‘Para ter uma vida diferente, você tem que estudar’. Isso ficou na minha mente”, revelou Letícia.

Marci falou com emoção sobre a trajetória da filha. “A Letícia sempre foi muito curiosa e dedicada nos estudos. Nossa família é muito unida, e em tudo que acontece nos apoiamos mutuamente”.

Com Letícia vivendo essa nova fase longe de casa, Marci sente saudades, mas também muito orgulho. “Falamos todos os dias. Está sendo difícil a separação, mas é algo muito bom para ela. Estamos felizes por ela ter alcançado essa conquista”.

Letícia também relembra sua cidade e fala sobre o que está vivendo no exterior. “Tudo aqui me mostra que a vida pode ser melhor e me dá vontade de ajudar a mudar minha realidade, da minha família e da minha cidade. Eu amo minha cultura brasileira, nosso jeito acolhedor e solidário”.

*Informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Veja Também