PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS)
Gerson de Melo Machado, um jovem que tinha problemas mentais e estava sob cuidados do conselho tutelar, morreu no último domingo (30) após ser atacado por uma leoa em um zoológico de João Pessoa (PB).
A conselheira tutelar Verônica Oliveira, responsável por acompanhar Gerson, contou em suas redes sociais que ele muitas vezes expressou o desejo de ir para a África para cuidar de leões.
Verônica também relatou que Gerson chegou a tentar entrar no compartimento de um avião no aeroporto de João Pessoa, mas foi detectado por câmeras de segurança. Ela comentou que neste ano ele teria atirado um paralelepípedo contra uma viatura da polícia militar.
“Você só queria voltar a ser filho da sua mãe, que tinha esquizofrenia e não podia cuidar de você. Sua avó também enfrentava problemas mentais. Mas a sociedade, sem conhecer sua história, preferiu te colocar na jaula dos leões,” disse Verônica.
Gerson conseguiu escalar um muro superior a seis metros no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, pulou as grades e entrou na área onde estava a leoa.
Ele morreu por causa dos ferimentos no pescoço. O animal ficou assustado após o ataque e não chegou a consumir partes do corpo de Gerson.
Verônica conheceu Gerson quando ele tinha 10 anos, após ele ter sido encontrado andando sozinho em uma estrada pela Polícia Rodoviária Federal. Desde então, ela acompanhou o jovem mesmo depois que ele completou a maioridade, passando inclusive por problemas com a polícia.
Ela ainda afirmou que o conselho tutelar pediu ao governo acompanhamento psiquiátrico para Gerson, mas não houve sucesso.
A mãe de Gerson perdeu a tutela dos filhos, e ele foi o único entre cinco irmãos que não foi adotado.
O zoológico foi fechado imediatamente após o ataque e permanecerá assim até que as investigações sejam concluídas. A leoa está sendo monitorada e passará por avaliação veterinária em breve, não havendo previsão de eutanásia do animal.
Em nota, a administração do zoológico informou que o incidente foi inesperado e fora do padrão do parque.
O local da leoa possui estrutura reforçada para garantir a segurança tanto dos animais quanto dos visitantes.

