Joice Hasselmann, ex-deputada federal e antiga aliada de Jair Bolsonaro (PL), expressou sua reação após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciar o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe contra o Estado Democrático.
“Quase três décadas de prisão! Sinto-me em paz!”, declarou a ex-parlamentar em suas redes sociais.
Esta representa a primeira condenação na história do Brasil de um ex-presidente por crimes contra a democracia.
Na última quinta-feira (11/9), os ministros finalizaram o julgamento sobre o mérito do processo que investigou o plano golpista após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Os juízes agora analisam as penas a serem aplicadas aos outros acusados. O réu colaborador, tenente-coronel Mauro Cid, recebeu uma pena de 2 anos em regime aberto. A Primeira Turma também impôs uma sentença de 26 anos ao general Walter Braga Netto. Já o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, foi condenado a 24 anos de prisão.
Com exceção do ministro Fux, os demais integrantes da Turma aceitaram completamente a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, votando pela condenação dos acusados pelos crimes de organização criminosa armada; tentativa de golpe de Estado; tentativa violenta de extinção do Estado Democrático de Direito; dano agravado por violência e ameaça severa contra bens da União (excluindo Alexandre Ramagem); e prejuízo a patrimônio histórico (excetuando Ramagem).