Mundo
Japão suspende reservas de voos por variante ômicron, que se propaga pelo mundo
O surgimento da nova variante, aparentemente mais contagiosa e com múltiplas mutações, gerou uma reação de pânico de vários governos, que adotaram novas restrições e limitações de viagens

(crédito: PHILIP FONG / AFP)
Tóquio, Japão- O Japão suspendeu a partir desta quarta-feira (1/12) e durante pelo menos um mês as novas reservas de voos de entrada no país, ignorando a recomendação da OMS de não proibir viagens devido à nova variante ômicron da covid-19, que foi detectada em mais países nas últimas horas.
O surgimento da nova variante, aparentemente mais contagiosa e com múltiplas mutações, gerou uma reação de pânico de vários governos, que adotaram novas restrições e limitações de viagens.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que “as proibições gerais às viagens não impedirão a propagação internacional” da ômicron e seu diretor, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu “calma” e uma resposta “racional”.
Apesar do apelo, poucas horas depois o governo japonês suspendeu as novas reservas para voos de entrada no país diante dos temores provocadas pela variante.
“Pedimos às companhias aéreas que parem de aceitar as reservas para novos voos de entrada durante um mês, a partir de 1º de dezembro”, declarou à AFP uma fonte do ministério dos Transportes.
O anúncio aconteceu pouco depois da detecção de um segundo caso de ômicron no país asiático.
De acordo com o governo, o paciente é um homem na faixa de 20 anos que chegou em 27 de novembro na capital Tóquio procedente do Peru, país que não detectou oficialmente nenhum caso da nova variante.
– Casos no Brasil –
O Brasil anunciou na terça-feira dois casos da variante ômicron em passageiros que chegaram da África do Sul antes de este país anunciar a descoberta da cepa.
Os contagiados são “um homem de 41 anos e uma mulher de 37, procedentes da África do Sul”, que desembarcaram no Brasil em 23 de novembro, informou a secretaria de Saúde do estado de São Paulo.
Segundo informações, o casal de missionários que vive no país africano apresentava sintomas leves no momento dos testes PCR. Desde então, os dois estão em isolamento domiciliar e sob monitoramento, assim como seus familiares.
Outros países da América Latina estão em alerta. O Equador, por exemplo, adiou a reabertura da fronteira terrestre com a Colômbia, prevista para esta quarta-feira, até 15 de dezembro.
– Negociações na OMS –
Desde que a África do Sul anunciou a detecção da variante na semana passada, muitos países fecharam as fronteiras para pessoas procedentes do sul da África, o que provocou indignação na região.
Estas medidas “podem ter um impacto negativo sobre os esforços globais de saúde durante uma pandemia, desencorajando os países a relatar e compartilhar dados epidemiológicos e de sequenciamento”, advertiu a OMS.
A falta de eficácia das restrições ficou demonstrada quando a Holanda reportou que a variante ômicron estava presente em seu território antes que a África do Sul informasse o primeiro caso, em 25 de novembro.
E a propagação continua. Nesta quarta-feira, a Nigéria, país mais populoso da África, e a Arábia Saudita anunciaram os primeiros casos da nova cepa.
A preocupação aumentou ainda mais depois que o CEO do laboratório americano Moderna, Stephan Bancel, afirmou que pode acontecer uma “redução importante” da eficácia das atuais vacinas contra a ômicron.
Uma possível solução seria o comprimido anticovid do laboratório americano MSD, que recebeu a recomendação do painel de especialista designado por Washington para pacientes adultos de alto risco após uma votação apertada.
A OMS considera “elevada a probabilidade de propagação da ômicron a nível mundial”, mas persistem as dúvidas sobre o nível de contágio, sua resistência às vacinas ou gravidade.
Um elemento tranquilizador é que, até o momento, nenhuma morte foi associada à nova variante.
A pandemia de covid-19 provocou mais de 5,2 milhões de mortes desde a detecção do coronavírus no fim de 2019 na China, segundo um balanço da AFP.
Com a pandemia ainda longe do controle, os 194 Estados integrantes da OMS iniciaram nesta quarta-feira negociações para alcançar um acordo que melhore a prevenção e o combate de futuras pandemias.
A decisão, aprovada por unanimidade, “representa um compromisso comum para reforçar a prevenção, a preparação e a resposta às pandemias, levando em consideração as lições que aprendemos”, declarou a embaixadora australiana na ONU, Sally Mansfield, ao apresentar o texto.

Mundo
Atirador em Montenegro mata 11 após briga familiar, diz imprensa local
Outras seis pessoas ficaram feridas. Ele morreu no local após troca de tiros com a polícia

Policiais investigam casa onde homem começou tiroteio em Montenegro — Foto: REUTERS/Stevo Vasiljevic
Um homem em Montenegro abriu fogo contra alguns civis após uma disputa familiar, matando 11 pessoas antes de ser morto em um tiroteio com a polícia, informou a TV estatal nesta sexta-feira (12), citando fontes policiais.
A TV estatal RTCG informou que o atirador de 34 anos feriu outras seis pessoas, incluindo um policial, no bairro da Medovina, cidade de Cetinje, perto da sede do antigo governo real. A cidade fica a 36 quilômetros a oeste de Podogrica, a atual capital da pequena nação balcânica.
A RTCG, citando testemunhas, disse que o agressor estava atirando aleatoriamente em pessoas andando na rua, inclusive em crianças. Quatro dos feridos foram transferidos para um hospital em Cetinje, enquanto outros dois com ferimentos graves foram enviados para o Centro Clínico de Podgorica.
O primeiro-ministro de Montenegro, Dritan Abazovic, descreveu o fato como uma “tragédia sem precedentes” em Cetinje.
O local do ataque foi isolado pela polícia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/J/C/mIer31TgCiK1aYZlsBwg/montenegro.jpg)
Casas na região de Cetinje, em Montenegro, onde ocorreu ataque com tiros — Foto: RTCG/Reprodução
❗️ In Montenegro, in the village of Medovina, there is shooting: there are wounded and dead, according to unconfirmed information, among them are children.
According to local media, an unidentified person opened fire on passers-by. pic.twitter.com/3O91NOlH3P
— marina alikantes (@Marianna9110) August 12, 2022
Mundo
Ucrânia apela para ataques contra civis e faz ‘ameaça macabra’ a turistas russos na Crimeia
Militares ucranianos emitiram uma ameaça contra os turistas russos que pretendem visitar a Crimeia durante o verão europeu, insistindo que a região pertence à Ucrânia e sugerindo que os visitantes podem ser mortos por bombardeios.

© AP Photo / Efrem Lukatsky
Unless they want an unpleasantly hot summer break, we advise our valued russian guests not to visit Ukrainian Crimea.
Because no amount of sunscreen will protect them from the hazardous effects of smoking in unauthorised areas.
🎶Bananarama pic.twitter.com/NnWnpZqMhR— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 11, 2022
Mundo
Destruidor de tanques anfíbio da Rostec é aprovado em novos testes na Rússia
A Rostec, corporação estatal russa para desenvolvimento de tecnologias avançadas, anunciou nesta quinta-feira (11) que o antitanque Sprut-SDM1, autopropulsado de 125 mmm 2S25, foi aprovado em novos testes.

© Sputnik / Serviço de imprensa da Rostec / Abrir o banco de imagens
Vladimir Artyakov, primeiro vice-chefe da Rostec State Corporation, deu detalhes à Sputnik sobre os testes realizados e a capacidade de atuação do novo armamento. Segundo ele, o veículo russo poderá ser utilizado em um futuro próximo e deve contar com a inclusão da numeração “O1” — por se tratar de um veículo anfíbio.
“É multifuncional, capaz de superar obstáculos aquáticos sem preparação em ondas de até três pontos e disparar simultaneamente à tona. Pode realizar operações de combate em terras altas, em clima tropical e em áreas pantanosas”, disse.
“Este veículo não tem concorrentes nem na Rússia, nem no mundo”, enfatizou Artyakov.
Mundo
EUA testam radar de longo alcance de última geração ‘mirando’ China e Rússia, relata mídia
O portal Breaking News relatou que os EUA estão realizando testes de seu novo Radar de Discriminação de Longo Alcance (LRDR, na sigla em inglês) como parte da atualização de seus sistemas de defesa antimísseis.

CC0 / Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA /
Mundo
Pequim adverte EUA de que sua luta contra 1,4 bilhão de chineses não vai acabar bem
A luta dos EUA contra mais de 1,4 bilhão de chineses não acabará bem, advertiu Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, em um briefing publicado pela chancelaria.

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Abrir o banco de imagens
Mundo
Na área de Soledar, ofensiva russa elimina mais de 2 mil militares ucranianos, diz MD russo
O Ministério da Defesa da Rússia informou que a ofensiva russa na área de Soledar eliminou mais de 2.000 militares da 14ª brigada mecanizada do Exército ucraniano.

© Sputnik / Valentin Kapustin
-
Brasil2 semanas atrás
Rubens Otoni é o deputado goiano mais bem avaliado pelo Índice Legisla Brasil
-
Aconteceu4 semanas atrás
Mino Pedrosa vive escondido e emprega a mulher em gabinete para atacar a honra de adversários
-
Brasília1 semana atrás
Envolvido em corrupção está de olho na publicidade do GDF
-
Brasil3 semanas atrás
CombustíveisJair BolsonaroPetrobrasPetróleo