Um terremoto de magnitude 6,7 sacudiu o nordeste do Japão por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (12/11), horário local — 23h de quinta-feira (11/12), no horário de Brasília. Devido aos tremores, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um aviso de tsunami, indicando possibilidade de ondas com até 1 metro de altura.
As ondas foram percebidas nas regiões de Aomori, Hokkaido e Iwate. O Instituto de Pesquisas e Prevenção de Desastres do Japão avaliou o terremoto com intensidade 4 em uma escala japonesa que vai de 1 a 7. Até o momento, não há relatos de feridos.
A cidade de Sendai, localizada na província de Miyagi, Oriente do Japão, determinou evacuação para os moradores próximos a rios e ao litoral.
Este foi o segundo abalo sísmico de grande magnitude registrado na região nesta semana. Na segunda-feira (8/11), um tremor de magnitude 7,6 atingiu a mesma área, levando à evacuação de mais de 90 mil pessoas. Conforme a NHK, emissora pública japonesa, pelo menos 33 pessoas sofreram ferimentos.
Sete escolas públicas na província de Aomori tiveram danos, como janelas quebradas, informou o Ministério da Educação do Japão. No total, 139 escolas da província foram temporariamente fechadas por causa do evento sísmico.
Muitas famílias precisaram deixar suas residências, e o transporte ferroviário foi interrompido em vários trechos, causando falta de energia elétrica para milhares de moradores, além de problemas no abastecimento de água.

