18.5 C
Brasília
sexta-feira, 12/12/2025

Japão alerta sobre risco de tsunami após terremoto forte

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.9 °
17.6 °
89 %
1kmh
0 %
sex
28 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
20 °
ter
23 °

Em Brasília

Um terremoto de magnitude 6,7 sacudiu o nordeste do Japão por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (12/11), horário local — 23h de quinta-feira (11/12), no horário de Brasília. Devido aos tremores, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um aviso de tsunami, indicando possibilidade de ondas com até 1 metro de altura.

As ondas foram percebidas nas regiões de Aomori, Hokkaido e Iwate. O Instituto de Pesquisas e Prevenção de Desastres do Japão avaliou o terremoto com intensidade 4 em uma escala japonesa que vai de 1 a 7. Até o momento, não há relatos de feridos.

A cidade de Sendai, localizada na província de Miyagi, Oriente do Japão, determinou evacuação para os moradores próximos a rios e ao litoral.

Este foi o segundo abalo sísmico de grande magnitude registrado na região nesta semana. Na segunda-feira (8/11), um tremor de magnitude 7,6 atingiu a mesma área, levando à evacuação de mais de 90 mil pessoas. Conforme a NHK, emissora pública japonesa, pelo menos 33 pessoas sofreram ferimentos.

Sete escolas públicas na província de Aomori tiveram danos, como janelas quebradas, informou o Ministério da Educação do Japão. No total, 139 escolas da província foram temporariamente fechadas por causa do evento sísmico.

Muitas famílias precisaram deixar suas residências, e o transporte ferroviário foi interrompido em vários trechos, causando falta de energia elétrica para milhares de moradores, além de problemas no abastecimento de água.

Veja Também