Brasília, 31 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu um jantar no Palácio da Alvorada na noite desta quinta-feira, 31, para receber ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O evento aconteceu um dia após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, aplicadas pela Lei Magnitsky. Moraes esteve presente e foi fotografado ao lado de Lula e Gonet no Palácio.
Também participaram do jantar o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Todos os 11 ministros do STF receberam convite. Além deles, os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) estiveram no encontro.
Antes, já havia sido informado que o ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o STF, não participaria.
Esperava-se que durante o jantar o presidente Lula explicasse a estratégia do governo brasileiro para reagir a essa medida. Na quarta-feira, 30, dia das sanções contra Moraes e do aumento das tarifas americanas sobre o Brasil, Lula já tinha se reunido com Barroso, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.
Estadão Conteúdo