25.5 C
Brasília
sábado, 18/10/2025

Janja anuncia envio de ajuda do Brasil para Gaza

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25 °
57 %
2.1kmh
75 %
dom
31 °
seg
22 °
ter
21 °
qua
27 °
qui
20 °

Em Brasília

A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, comunicou o despacho de auxílio humanitário brasileiro para a Faixa de Gaza nos próximos dias. O anúncio foi realizado na sexta-feira (17/10), durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, realizado na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, Itália.

“Gostaria de informar que o presidente Lula determinou o envio de alimentos, medicamentos e itens essenciais para a Faixa de Gaza. Neste momento, em que milhões de palestinos tentam reconstruir suas vidas em meio às ruínas de suas casas e enfrentam perdas significativas nos últimos dois anos, eles necessitam não apenas de solidariedade, mas de ajuda concreta, tanto material quanto política, para garantir que o cessar-fogo seja respeitado de forma definitiva”, declarou Janja durante sua fala no fórum.

Convidada oficialmente pela FAO, Janja participa de uma agenda internacional focada na segurança alimentar e no combate à fome. Hospedada na Embaixada do Brasil, no Palácio Pamphilj da Piazza Navona, esteve envolvida em aproximadamente dez eventos oficiais desde a última terça-feira (13/10).

A presença da primeira-dama em Roma está integrada à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a presidência brasileira do G20, e que é promovida por Janja em fóruns mundiais.

O presidente Lula também participou do evento em Roma, onde abriu o Fórum e participou da reunião do Conselho de Campeões da Aliança.

Após Roma, Janja seguirá para Paris para representar o Brasil no seminário internacional “Diálogos Transatlânticos: Transição Energética, Educação Ambiental e ODS”, que ocorrerá de 19 a 21 de outubro na Universidade de Sorbonne. A edição de 2025 do Fórum Mundial da Alimentação comemorará 80 anos da fundação da organização, reunindo discussões para promover transformações nos sistemas alimentares globais.

Veja Também