15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Itaú: Selic deve ficar em 15% por decisão unânime

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
12.8 °
74 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

São Paulo, 25 – O Itaú Unibanco divulgou um relatório nesta sexta-feira, 25, prevendo que o Comitê de Política Monetária (Copom) manterá a taxa Selic em 15% ao ano na reunião marcada para o dia 30.

Segundo o banco, essa decisão unânime do Banco Central reflete a compreensão de que, apesar da inflação estar acima da meta, os efeitos das ações anteriores na política de juros ainda estão acontecendo. Além disso, a incerteza econômica global exige cautela.

O Itaú acredita que o Banco Central reforçará a ideia de manter a taxa básica de juros alta por um longo período para conter a inflação, que deve se manter acima da meta até 2027. Isso ocorre mesmo depois do último relatório monetário, que indicou um cenário econômico mais desafiador para controlar a inflação.

O banco projeta que os cortes na taxa Selic começarão somente no primeiro trimestre de 2026. Porém, diz que uma valorização maior do real ou uma desaceleração maior da economia poderiam antecipar esses cortes para o final de 2025.

O relatório também menciona que as tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros diminuem as chances de valorização do real, apesar do dólar estar mais fraco. Por outro lado, essas tarifas aumentam o risco de desaceleração da economia.

Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú, destaca que os riscos indicam uma tendência para cortes de juros antecipados. Por isso, será importante acompanhar as avaliações do comitê sobre a economia.

Veja Também