20.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




Itaú demite cerca de mil funcionários, diz sindicato

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
100 %
1.5kmh
0 %
seg
27 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

O Itaú Unibanco dispensou aproximadamente mil trabalhadores nesta segunda-feira, 8, que atuavam em regime híbrido ou totalmente remoto, conforme informado pelo Sindicato dos Bancários em comunicado à imprensa à noite.

Segundo o sindicato, o banco alegou que esses empregados foram monitorados por mais de seis meses e apresentaram “baixa adesão ao home office”. Os trabalhadores foram demitidos sem aviso prévio e sem diálogo com o sindicato.

O diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Maikon Azzi, declarou que a demissão em massa surpreendeu a todos. O banco baseou os desligamentos em registros de inatividade nas máquinas corporativas, com períodos de quatro horas ou mais de suposta ociosidade.

O Itaú confirmou que houve cortes relacionados ao trabalho remoto, afirmando que os desligamentos ocorreram após revisão criteriosa dos comportamentos e registros de jornada. Em alguns casos, foram encontrados padrões incompatíveis com os princípios de confiança do banco, que são fundamentais para a instituição. Essas ações visam manter a cultura e a relação de confiança com clientes, colaboradores e a sociedade.

Mais cedo, o sindicato declarou sua desaprovação pelas demissões, sem mencionar o número exato de funcionários desligados. As notícias sobre as demissões geraram grande repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira.

Atualmente, o Itaú conta com 95,7 mil empregados em todo o mundo, dos quais 85,8 mil trabalham no Brasil.




Veja Também