Na sexta-feira (3) e sábado (4), o Itapoã foi palco da 61ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que já realizou mais de 500 mil atendimentos desde fevereiro de 2023.
Organizado na Praça dos Direitos do Itapoã, o evento recebeu mais de 7 mil visitantes que aproveitaram dois dias repletos de serviços públicos gratuitos, atividades culturais, oficinas, ações de cidadania e cuidados com a saúde e o bem-estar.
Um dos principais momentos foi a final do campeonato de futebol society infantil e juvenil no sábado de manhã. A competição, que mobilizou mais de 200 jovens atletas ao longo da semana, contou com cinco categorias: Sub-8, Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Sub-Misto. Alunos da Praça dos Direitos, do CEF Dra. Zilda Arns e da Escola Classe 02 participaram das partidas.
Os campeões foram premiados com medalhas e troféus entregues pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que ressaltou a importância do programa. “O GDF Mais Perto do Cidadão leva os serviços públicos até a população e cria momentos de convivência, aprendizado e valorização da comunidade. Já atendemos mais de meio milhão de pessoas, e cada edição reforça nosso compromisso com quem precisa”, afirmou a secretária.
Serviços, cuidado e bem-estar
Enquanto as crianças disputavam as finais de futebol, as famílias aproveitaram os inúmeros serviços oferecidos na praça. A dona de casa Cleide Freitas, 43 anos, levou o filho Lucas, de 13 anos, para jogar e também levou sua cachorrinha Meg para vacinação e cadastramento de castração. “Passei o dia inteiro lá. Meu filho participou do campeonato, consegui vacinar minha cachorrinha e levei meu marido para cortar o cabelo de graça. Foi um serviço completo”, contou, elogiando o atendimento.
A Meg foi uma dos 200 animais cadastrados para castração, graças à parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan), que disponibilizou um trailer para serviços de saúde e vacinação pet. O marido de Cleide, Carlos Eduardo Freitas, também cuidou do visual com os barbeiros do programa Voluntários em Ação, da Sejus-DF.
Oficinas, juventude e cultura local
O evento também ofereceu oficinas e atividades culturais. Na manhã do sábado, aconteceram oficinas de karatê, conduzidas pela ONG Resgate da Vida, e de grafite, sob a mentoria do artista Gilmar Satão. O estudante Daniel de Araújo, 17 anos, que participou da Batalha de Rimas na sexta-feira, destacou: “O grafite me ajuda a expressar o que sinto e vivo aqui. Aprendi novas técnicas e quero continuar usando a arte para me expressar”.
Na sexta-feira (3), o programa contou com a tradicional Batalha de Rimas, que valoriza a juventude periférica e é uma ferramenta de prevenção às drogas. Também foi realizada a 19ª edição do curso Nasce uma Estrela, que teve um público recorde com mais de 200 gestantes e familiares capacitados sobre gestação, parto e cuidados iniciais com o bebê.
O curso teve a participação do Dr. Ricardo Fonseca, conhecido como “super pediatra”, além de doulas, técnicos de enfermagem e bombeiros. As participantes receberam kits com roupas, mantas e itens essenciais para os bebês, confeccionados por pessoas privadas de liberdade capacitadas pela Funap-DF em corte e costura.
Serviços e cidadania em um só lugar
Nos dois dias, os visitantes tiveram acesso a serviços do Na Hora e da Polícia Civil, orientações jurídicas, oficinas culturais, serviços de beleza e atividades para crianças. A auxiliar administrativa Jenifer Manuela de Oliveira, 30 anos, mãe da pequena Heloá, 8, comentou a facilidade do programa para a comunidade: “Não temos como nos deslocar facilmente para longe, e aqui conseguimos resolver tudo perto de casa. Tirei a identidade da minha filha, atualizei o cadastro do Cras e participei das atividades culturais. Foi uma grande ajuda.”
O público também se divertiu com shows de axé e sertanejo, além de apresentações teatrais do Detran-DF sobre educação no trânsito.