25.5 C
Brasília
domingo, 14/12/2025

Itamaraty lamenta ataque a tiros em festival judaico na Austrália

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
26.1 °
25.5 °
65 %
3.1kmh
75 %
dom
26 °
seg
24 °
ter
21 °
qua
23 °
qui
20 °

Em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota neste domingo (14/12) sobre o ataque a tiros durante a festividade judaica de Hanukkah, realizada na praia de Bondi, em Sydney, Austrália. O governo expressou profunda tristeza pela tragédia que resultou em pelo menos 12 mortos e cerca de 29 feridos.

Em comunicado, o governo brasileiro manifestou solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e a todos os afetados, além de apoiar o povo e as autoridades australianas. O Itamaraty reforçou seu veemente repúdio contra qualquer forma de terrorismo, antissemitismo, ódio e intolerância religiosa.

Até o momento, não há vítimas brasileiras identificadas. O Consulado-Geral do Brasil em Sydney acompanha de perto o desenrolar dos fatos e está disponível para emergências pelo telefone +61 439 441 414.

O ataque aconteceu enquanto se comemorava Hanukkah, com duas pessoas abrindo fogo contra os presentes no evento. Um dos suspeitos morreu no local e o outro foi preso em estado grave. Em coletiva, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, classificou o ocorrido como um ato terrorista, mencionando a possibilidade de haver um terceiro envolvido. As vítimas foram levadas a hospitais diversos da cidade, com estado grave de saúde para policiais e outros feridos.

Entre os mortos está o rabino Eli Schlanger, de 41 anos, natural de Londres, e um cidadão israelense também perdeu a vida. Autoridades australianas ainda investigam se a comunidade judaica foi alvo específico do atentado, enquanto o líder da Associação Judaica da Austrália chamou o fato de uma tragédia que poderia ter sido evitada.

Veja Também