O Ministério das Relações Exteriores (MRE) comunicou ao Metrópoles nesta terça-feira (23/12) que já iniciou os procedimentos para solicitar a extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) que está nos Estados Unidos.
Segundo o MRE, “em cumprimento a uma ordem judicial, o Itamaraty deu início às ações para requerer a extradição”.
Ramagem permanece nos Estados Unidos desde setembro deste ano, depois de deixar o Brasil por meio da fronteira com a Guiana, na cidade de Bonfim, em Roraima. Ele foi condenado a 16 anos e um mês de prisão pela participação em um golpe, em três dos cinco crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Itamaraty é responsável por formalizar o pedido de extradição junto ao governo dos Estados Unidos. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 15 de dezembro, que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP) a tomada das providências cabíveis. O MJ-SP então encaminhou a solicitação ao MRE.
Na segunda-feira (22/12), o MJSP informou ao ministro que havia enviado a determinação para o Itamaraty na semana anterior para que fosse feito o pedido de extradição aos EUA.
Na quinta-feira (18/12), o mandato de deputado federal de Ramagem foi revogado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados devido à sua condenação pelo STF relacionada à tentativa de golpe de Estado.

