13.7 C
Brasília
terça-feira, 15/07/2025

Itamaraty acusa EUA de intromissão indevida em assuntos brasileiros

Brasília
céu limpo
13.7 ° C
13.9 °
13.7 °
82 %
1.8kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
21 °

Em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou como uma “intromissão indevida e inaceitável” as recentes declarações diplomáticas feitas pelos Estados Unidos, por meio do Departamento de Estado norte-americano. A nota oficial foi divulgada nesta terça-feira (15/7) pelo Itamaraty.

“O governo brasileiro lamenta e rejeita as manifestações do Departamento de Estado dos EUA e da embaixada americana em Brasília, que representam uma nova interferência inapropriada nas prerrogativas do Poder Judiciário brasileiro”, afirma o comunicado do Ministério. “Esses posicionamentos não refletem os mais de 200 anos de relação de respeito e amizade entre Brasil e Estados Unidos.”

Na segunda-feira (14/7), o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattle, abordou a taxa de 50% imposta por Donald Trump contra produtos brasileiros. Segundo ele, essa medida foi uma resposta a decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Logo após, a embaixada americana no Brasil comentou as retaliações econômicas aplicadas contra o país. A representação diplomática afirmou que as tarifas e os comentários feitos por Trump foram reações a “ataques direcionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Jair Bolsonaro é acusado de liderar uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado em 2022. Atualmente, ele está sendo julgado no STF e pode receber uma pena de até 43 anos. Apesar das investigações, Trump utilizou as tarifas para pressionar que os processos contra Bolsonaro fossem encerrados, enquanto o ex-presidente permanece inelegível por abuso de poder político.

Veja Também