O Ministério da Defesa da Itália anunciou, na quarta-feira (5/11), o envio de três aeronaves da força italiana para buscar crianças da Faixa de Gaza que precisam de cuidados médicos urgentes. Conforme informado pelo órgão, as crianças receberão atendimento no país europeu.
Nas redes sociais, o ministério expressou que a operação demonstra o compromisso humanitário da Itália. “À noite, os jovens pacientes chegarão à Itália para receber atendimento graças a uma ação complexa, resultado de um esforço conjunto e discreto”, afirmou a instituição.
De acordo com o ministério, “por trás de cada missão como esta, existem rostos, nomes e histórias: crianças que enfrentaram sofrimento desde cedo e que agora encontram na Itália uma mão amiga e um local seguro”.
O Gabinete de Imprensa de Gaza, controlado pelo Hamas, denuncia que Israel restringe a entrada de mais de 350 tipos de alimentos essenciais em Gaza, prejudicando crianças, pacientes, feridos e grupos vulneráveis, embora cerca de 4 mil caminhões de ajuda humanitária tenham ingressado no território.
A Faixa de Gaza está sob um acordo de cessar-fogo negociado entre Israel e o Hamas, com mediação dos Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia.
