O ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, disse ontem que a Itália apoia totalmente os esforços de mediação da Turquia para encerrar a guerra em andamento entre a Ucrânia e a Rússia, informou a Agência Anadolu.
“A Turquia não é apenas um aliado da OTAN”, disse Maio a jornalistas após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas, “mas também é um país importante para o diálogo para levar as partes a um acordo de paz nesta fase”. Ele acrescentou que se encontrou com seu colega turco, Mevlut Cavusoglu, e discutiu como estavam as negociações.
O fato de o presidente dos EUA, Joe Biden, estar presente esta semana na cúpula dos líderes da OTAN e da UE, explicou o funcionário italiano, é um sinal importante de que os dois blocos estão unidos na questão da Ucrânia.
Estabelecer um cessar-fogo geral na Ucrânia é difícil, disse Maio, então seu país pediu à UE que tome a iniciativa de um cessar-fogo regional para a evacuação de civis e a entrega de suprimentos essenciais às áreas sitiadas. A Itália também está totalmente aberta a um quinto pacote de sanções contra a Rússia e aguarda uma proposta da Comissão Europeia sobre o assunto.