21.1 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Ita aprova 154 estudantes para turma de 2026

Brasília
nublado
21.1 ° C
21.1 °
21.1 °
82 %
2.5kmh
100 %
dom
26 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
20 °

Em Brasília

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) aprovou 154 estudantes na chamada final do concurso para a turma de 2026, divulgada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Além dos civis, quatro oficiais-alunos da Força Aérea Brasileira (FAB) também foram selecionados. Esta é a segunda vez que o número de vagas disponíveis é ampliado.

Os aprovados serão contratados em breve para preencher as vagas abertas. Durante o curso, poderão escolher entre os campi de São José dos Campos (SP) ou o novo campus em Fortaleza (CE). Em São José dos Campos, os cursos disponíveis incluem Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil Aeronáutica, Ciência da Computação e Engenharia Aeroespacial. Já em Fortaleza, serão oferecidos Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

O processo seletivo é um dos mais concorridos do país, tendo atraído mais de 10 mil candidatos. Entre os aprovados, destaca-se Sabrino Brito Lira, de 23 anos, que conseguiu a vaga após seis tentativas. Ele comentou: ‘Eu me emocionei muito, porque, no último ano, pensei que não era para mim’. Lucas dos Santos Gomes, também 23 anos e aprovado na terceira tentativa, ressaltou a importância da perseverança: ‘Tudo acontece no momento certo’.

A seleção incluiu provas escritas objetivas e dissertativas, exames médicos e toxicológicos, além de avaliação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

A cerimônia de convocação final aconteceu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Estavam presentes o reitor do ITA, professor doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ), coronel Márcio Simões Pereira Campos, e o chefe da seção de vestibular do ITA, coronel João Batista do Porto Neves Junior, além de representantes do Centro Acadêmico Alberto Santos Dumont (CASD).

Na solenidade, o reitor Lorenzi deu as boas-vindas aos novos estudantes, destacando este momento importante em suas vidas: ‘Aproveitem com responsabilidade, mas também com equilíbrio e tranquilidade’, disse. O comandante Márcio enfatizou a formação militar obrigatória do primeiro ano, ressaltando a preparação completa para formar profissionais técnicos e conscientes.

O campus do ITA no Ceará, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2024, é a primeira expansão do instituto fora de São Paulo em seus 75 anos. A primeira turma será recebida em 2025 e 2026 em São José dos Campos, com transferência para Fortaleza em 2027, após a conclusão das obras.

*Informações fornecidas pelo Ministério da Educação

Veja Também