Um dia após Rodrigo Paz vencer as eleições presidenciais na Bolívia, o governo de Israel declarou que é o momento de restabelecer os laços diplomáticos entre os dois países. O comunicado foi feito pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, após uma ligação com o presidente eleito da Bolívia.
“Durante a conversa, destaquei a história das relações entre Israel e o povo judeu com a Bolívia. Depois de quase vinte anos de desentendimentos, é hora de corrigir o curso dessas relações. O ponto central foi o desejo mútuo de iniciar um novo capítulo e renovar as conexões diplomáticas”, afirmou o chanceler israelense.
As relações diplomáticas entre Bolívia e Israel estavam suspensas há cerca de dois anos, em decorrência de uma decisão do governo de Luis Arce. Na ocasião, a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza foi o motivo declarado para a suspensão.
Com o triunfo de Rodrigo Paz nas eleições presidenciais, espera-se uma guinada política para a direita, após quase vinte anos liderados por governos de esquerda na Bolívia.
Rodrigo Paz, um político de centro-direita filiado ao Partido Democrata Cristão (PDC), superou o candidato conservador Jorge Tuto Quiroga no segundo turno, conquistando 54% dos votos válidos contra 45% do opositor.
Formado em Economia, Rodrigo Paz tem 58 anos e é filho do ex-presidente boliviano Jaime Paz Zamora, que governou o país entre 1989 e 1993. Ele tomará posse como presidente da Bolívia no dia 8 de novembro.