Tenente-General Eyal Zamir, Chefe do Estado-Maior de Israel, anunciou na sexta-feira (19/9) a suspensão de todos os comboios de ajuda humanitária provenientes da Jordânia para Gaza, após um ataque com caminhão no Posto de Allenby, que resultou na morte de dois soldados israelenses.
O incidente ocorreu na quinta-feira (18/9), próximo ao Posto de Allenby, situado entre a Cisjordânia e a Jordânia, onde dois soldados foram mortos em um ataque com tiros e facadas. Uma investigação está em andamento.
Segundo Zamir, o exército interrompeu todos os comboios que seguem da Jordânia para Gaza até que a investigação seja concluída e medidas de segurança sejam adotadas.
Na ocasião, um homem chegou ao Posto de Allenby conduzindo um caminhão com ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza. Ele abriu fogo contra os soldados e, após a arma falhar, utilizou uma faca para atacá-los.
Zamir ressaltou: “Estamos nos aproximando da temporada de feriados, um momento para estarmos alertas e fortes na defesa em todas as frentes. Agiremos conforme necessário para proteger os civis israelenses”.
Além disso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informou que quatro caminhões que transportavam alimentos para crianças foram apreendidos por homens armados na Cidade de Gaza.
A agência relatou que indivíduos armados abordaram os veículos do lado de fora do complexo da Unicef na Cidade de Gaza, enquanto os caminhões se preparavam para entregar Alimentos Terapêuticos Prontos para Uso (RUTF), essenciais para crianças gravemente desnutridas.
A Unicef destacou que mais de duas mil crianças em Gaza enfrentam sérias deficiências nutricionais que ameaçam sua saúde e desenvolvimento.