Durante a madrugada deste domingo (24/8), Israel lançou bombardeios nas regiões leste e norte da Cidade de Gaza, destruindo residências e edifícios como parte da sua campanha militar. O Ministério da Saúde palestino relatou que, nas últimas 24 horas, chegaram aos hospitais locais 64 vítimas fatais e 278 feridos.
O órgão destacou que ainda há pessoas soterradas sob os escombros e residentes feridos nas ruas que as equipes de resgate e defesa civil ainda não conseguiram alcançar.
Contexto da Crise na Faixa de Gaza
A fome na Faixa de Gaza tem se agravado nas últimas semanas, resultado direto do conflito entre Israel e o grupo Hamas. O território palestino está sob bloqueio rigoroso das forças israelenses, que iniciaram uma ofensiva significativa na última quinta-feira (21/8) visando eliminar as últimas áreas controladas pelo Hamas.
Na segunda-feira (18/8), o Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo feita por mediadores do Egito e Catar, que prevê a suspensão das operações militares na região por 60 dias, além da troca de metade dos reféns israelenses detidos pelo grupo por prisioneiros palestinos.
Por sua vez, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que as ofensivas continuarão, independente do acordo de cessar-fogo aceito pelo Hamas.
Já a administração palestina alertou para o aumento do risco de uma crise humanitária grave, atribuída à ameaça contínua de invasão da Cidade de Gaza pelo exército israelense, responsabilizando também os Estados Unidos e a comunidade internacional.
Preparativos Militares e Situação Atual
O tenente-general israelense Eyal Zamir, após encontro com autoridades locais, declarou que o exército permanece em alerta máximo e preparado para ampliar as operações com foco na Cidade de Gaza.
Recentemente, as tropas de Israel retomaram confrontos em Jabaliya, ao norte da Faixa, com o objetivo de enfraquecer as capacidades militares do Hamas, de acordo com informações oficiais das forças israelenses.
Além disso, o ministério da saúde palestino registrou, em um período recente de 24 horas, oito óbitos adicionais devido à fome e à desnutrição, incluindo a morte de uma criança.