22.5 C
Brasília
terça-feira, 14/10/2025

Israel conclui identificação dos quatro reféns mortos entregues pelo Hamas

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
22 °
78 %
2.1kmh
40 %
ter
28 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
34 °
sáb
34 °

Em Brasília

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram nesta terça-feira (14/10) a conclusão da identificação dos reféns israelenses mortos que foram entregues pelo grupo Hamas na segunda-feira (13/10), cumprindo a primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza.

A Cruz Vermelha foi responsável pelo transporte dos corpos dos prisioneiros Guy Iluz, Yossi Sharabi, Bipin Joshi e Daniel Perez. No total, são 28 reféns israelenses mortos, porém apenas quatro corpos foram repassados ao Exército de Israel.

Cessar-fogo

O cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza foi mediado pelos Estados Unidos, Catar e Egito, com destaque para o presidente norte-americano Donald Trump. O acordo inclui a desmilitarização da Faixa de Gaza e o desarmamento do Hamas, conforme declarado por Trump e pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Após a primeira etapa do acordo ser cumprida, outras medidas do plano de paz começarão a ser discutidas.

Os familiares dos reféns mortos foram informados pelo Exército, e apenas os nomes de Guy Iluz e Bipin Joshi foram autorizados para divulgação por seus parentes.

Guy Iluz, sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 após fugir de um festival de música, faleceu devido às lesões sofridas, agravadas pela falta de atendimento médico adequado enquanto esteve cativo.

Bipin Joshi, cidadão do Nepal, também foi capturado pelo Hamas e acredita-se que tenha sido morto durante os primeiros meses do conflito, enquanto estava sob custódia do grupo.

Veja Também