A agência de defesa civil em Gaza informou que Israel realizou diversos ataques aéreos e bombardeios de artilharia na Cidade de Gaza neste sábado (4/10), desconsiderando a solicitação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para cessar os bombardeios após o Hamas aceitar parcialmente um acordo de cessar-fogo.
Segundo a Al Jazeera, cerca de 20 residências foram destruídas durante os ataques noturnos. O Hospital al-Ahli da Cidade de Gaza, também conhecido como Hospital Batista, recebeu vítimas de um ataque a uma residência no bairro de Tuffah, onde quatro pessoas perderam a vida e várias ficaram feridas.
No Hospital Nasser em Khan Younis, autoridades confirmaram a morte de duas crianças e ferimentos em oito pessoas após um drone atingir uma barraca em um campo de deslocados.
A proposta para Gaza, apresentada por Donald Trump esta semana com o apoio do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, prevê um cessar-fogo, libertação de prisioneiros em até 72 horas, desarmamento do Hamas e uma retirada gradual de Israel de Gaza.
Na sexta-feira, o Hamas declarou estar disposto a liberar prisioneiros detidos em Gaza conforme o plano de Trump, mas pediu negociações para definir alguns detalhes e quer participar das decisões sobre o futuro do território palestino.