29.5 C
Brasília
terça-feira, 28/10/2025

Israel acusa Hamas de fingir achar corpos de reféns

Brasília
nuvens quebradas
29.5 ° C
29.8 °
29.5 °
36 %
4.6kmh
75 %
ter
29 °
qua
34 °
qui
35 °
sex
29 °
sáb
25 °

Em Brasília

O governo de Israel divulgou nesta terça-feira (28/10) imagens mostrando membros do Hamas colocando novamente no chão o corpo de um refém israelense. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o grupo sabe onde estão os reféns restantes, mas estaria reenterando os corpos para criar uma cena falsa de achado.

Nas imagens, também disponibilizadas pelo Exército de Israel, os integrantes do Hamas cobrem com um pano branco o corpo e depois o enterram de novo, preparando para que uma máquina possa cavar e aparentar estar recuperando o corpo.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nas redes sociais que o Hamas está mentindo, pois conhece o paradeiro dos reféns vivos. Eles também destacam que as escavações encenadas são abusivas e colocam em risco o cessar-fogo vigente.

O Exército detalhou que o Hamas foi filmado removendo restos mortais de um local pré-selecionado para enterrá-los próximos dali e que depois convocou a Cruz Vermelha para exibir falsamente a descoberta de um corpo de refém falecido.

A organização terrorista tenta criar uma impressão errada de estar fazendo esforços para encontrar os corpos, enquanto mantém os restos mortais que se recusa a entregar, contrariando o acordo firmado.

Posicionamento de Netanyahu

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou na noite de segunda-feira (27/10) que os restos mortais entregues pelo Hamas eram de um refém cuja recuperação já havia sido feita por Israel.

Em resposta, Netanyahu convocou reunião do gabinete e ordenou a retomada dos ataques contra a Faixa de Gaza, encerrando o cessar-fogo com o Hamas.

Israel já havia acusado o Hamas de descumprir o acordo por não entregar todos os corpos dos reféns conforme a primeira fase do cessar-fogo previa.

O grupo do Hamas justificou a dificuldade em localizar os corpos devido aos escombros em Gaza. Agora, utilizam máquinas escavadoras e equipamentos especializados para tentar recuperar os restos mortais.

Veja Também