Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, informou nesta segunda-feira, 24, que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda beneficiará 15 milhões de brasileiros, sendo uma medida fiscalmente neutra.
Segundo Dario Durigan, mais de 15 milhões de pessoas não precisarão pagar Imposto de Renda ou terão o valor que pagam reduzido. Para equilibrar a medida, será imposto um pagamento máximo de 10% de IR para cerca de 140 mil brasileiros.
As informações foram divulgadas durante o almoço anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.
Dario Durigan ressaltou que a atual gestão do governo federal já conquistou avanços importantes, como a saída do País do Mapa da Fome. Ele mencionou que a renda das famílias tem crescido, o país alcançou o menor índice de desigualdade da sua série histórica e dois milhões de famílias deixaram o programa Bolsa Família recentemente, tudo isso com a menor inflação em um mandato presidencial.
O secretário destacou o compromisso do governo em deixar o país melhor do que recebeu em 2023, seguindo orientações do presidente Lula e do ministro Haddad para honrar a história do povo brasileiro e os interesses da nação.
Devedor contumaz
Dario Durigan também defendeu o projeto de lei que endurece as regras para devedores contumazes, que utilizam a inadimplência fiscal como estratégia de negócios. Ele afirmou que é importante premiar os bons contribuintes e ser rigoroso com os maus devedores.
No mesmo evento, Dario Durigan pediu atenção às ações judiciais que possam enfraquecer o marco de garantias, criado para reduzir o custo do crédito, facilitando a recuperação dos bens dados como garantia em financiamentos bancários.
Sobre o diálogo da equipe econômica com o setor financeiro, ele afirmou que o governo mantém um diálogo aberto, acessível e presente, reforçando o compromisso com a democracia.

