Arthur Lira, relator do projeto que propõe a isenção do Imposto de Renda para cidadãos com renda mensal de até R$ 5 mil, declarou que a proposta tem potencial para ser votada e sancionada já até o final do ano, com possibilidade de vigorar a partir do próximo ano. Essa declaração foi feita após uma reunião com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo.
Segundo Lira, a definição da pauta para o Plenário está a cargo do presidente da Câmara, Hugo Motta, em conjunto com os líderes dos partidos políticos. Após essa definição, serão consideradas sugestões de emendas e destaques ao projeto. Em julho, a comissão especial encarregada da análise do projeto aprovou o relatório apresentado por Lira.
Ao chegar no Plenário, Lira pode propor alterações na proposta, incluindo aquelas rejeitadas anteriormente na comissão.
O parlamentar destacou a capacidade do Congresso em aprovar reformas importantes, como a tributária sobre o consumo, e acredita que a proposta para beneficiar quem recebe até R$ 5 mil também será aprovada. Ele ressaltou a importância do consenso na discussão sobre a compensação financeira para evitar mudanças drásticas no plenário das Casas Legislativas.
Lira explicou que durante a tramitação no Plenário serão analisadas as contribuições de diferentes setores, considerando a sua capacidade de investimento, pagamento e fluxo de caixa.
Acerca das casas de apostas esportivas, Lira destacou que boa parte dessas empresas opera de forma irregular, sem recolhimento adequado de impostos. Ele afirmou que se essas empresas fossem devidamente taxadas e reguladas, a arrecadação poderia aumentar significativamente.