24.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/06/2025




Isenção de IPI para computadores adquiridos por pessoas com deficiência é aprovada

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
25.6 °
24.5 °
47 %
5.1kmh
40 %
qui
24 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °

Em Brasília

Duarte Jr. defendeu a aprovação do projeto

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1188/25, apresentado pelo deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE), que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de equipamentos de informática destinados a pessoas com deficiência.

Segundo a proposta:

  • a isenção é válida apenas para equipamentos novos com valor de até R$ 15 mil;
  • acessórios opcionais que não fazem parte do equipamento original terão o IPI aplicado normalmente;
  • o equipamento não poderá ser transferido a terceiros que não atendam os requisitos legais durante os primeiros quatro anos após a compra — caso essa transferência ocorra, o imposto deverá ser pago;
  • a Receita Federal concederá a isenção após verificar o cumprimento dos critérios legais pelo comprador.

O projeto foi aprovado pela comissão após recomendação do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que destacou a importância de dispositivos como computadores, notebooks, tablets e seus periféricos para ajudar a superar obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência.

Próximas etapas

O projeto de lei seguirá em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.




Veja Também