Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, ameaçou retirar a embaixada iraniana do Reino Unido após um manifestante escalar a sacada da embaixada em Londres e substituir a bandeira oficial do Irã por um símbolo do período pré-Revolução Islâmica.
O incidente ocorreu durante um protesto em frente à embaixada localizada perto do Hyde Park, sendo acompanhado por aplausos de centenas de manifestantes. A bandeira permaneceu hasteada por alguns minutos até que um funcionário da embaixada a removesse, enfrentando vaias do público.
Em ligação com a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper, Araghchi destacou que Londres tem o dever de assegurar a segurança do consulado e da embaixada do Irã na capital britânica. Ele alertou que, caso o Reino Unido não possa garantir essa proteção, o Irã considerará retirar sua missão diplomática.
Yvette Cooper respondeu nas redes sociais, condenando o assassinato e a repressão a manifestantes pacíficos no Irã e afirmou que pediu ao governo iraniano o fim imediato da violência, o respeito aos direitos fundamentais e a proteção dos cidadãos britânicos.
Durante o protesto, duas pessoas foram detidas: uma por invasão e agressão a um agente de emergência e outra por invasão. A Polícia Metropolitana de Londres reforçou a segurança na área para proteger a missão diplomática iraniana.
