23.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/09/2025




Irã executa espião importante do Mossad de Israel

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
26.1 °
23.5 °
34 %
4.6kmh
0 %
seg
33 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °

Em Brasília

O governo do Irã anunciou, nesta segunda-feira (29/9), a execução por enforcamento de Bahram Choubi Asl, acusado de ser um dos espiões mais relevantes do serviço de inteligência externa de Israel, o Mossad. Conforme informado pelas autoridades iranianas, sua execução ocorreu após o cumprimento de todos os trâmites legais.

Segundo a agência de notícias Mizan, ligada ao Poder Judiciário do Irã, Choubi era perito em sistemas de gerenciamento de dados e teve acesso a projetos confidenciais relacionados às telecomunicações do país.

De acordo com o Poder Judiciário iraniano, Choubi atuava como gerente em todos os projetos da companhia onde trabalhava, o que lhe proporcionava acesso a bancos de dados essenciais do governo.

Ele foi identificado como agente do Mossad após ter participado de um curso técnico em um dos países do Golfo Pérsico. Choubi foi recrutado por um representante do Mossad para colaborar em projetos ligados a bancos de dados.

O objetivo principal do Mossad ao recrutá-lo era acessar informações governamentais protegidas e infiltrar-se nos sistemas de dados do Irã, além de cumprir metas secundárias, como monitorar as rotas de importação de equipamentos eletrônicos, de acordo com as fontes oficiais iranianas.

Choubi também confessou que agentes do Mossad o orientaram a comercializar equipamentos para o Irã e o instruíram a apresentá-los ao CEO de sua empresa ou a outros fornecedores de hardware.




Veja Também