O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou no Diário Oficial do Distrito Federal os valores e datas para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Os proprietários de carros, motos, ônibus e caminhões têm 30 dias úteis para contestar o valor lançado, utilizando o portal da Receita ou comparecendo às agências de atendimento.
Para recorrer, é necessário registrar a impugnação no Atendimento Virtual, escolhendo o assunto IPVA e o tipo de atendimento Impugnação Contra o Lançamento – IPVA. Se a contestação for sobre o cálculo do valor, o recurso deve incluir um documento que comprove o erro no valor informado.
Quem concordar com o valor informado pode emitir o boleto para pagamento do IPVA de 2026 no portal da Receita do DF. É preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para consultar os valores. Pagamentos à vista recebem 10% de desconto, desde que não haja dívidas de anos anteriores vinculadas ao veículo.
Parcelamento
O pagamento do IPVA no Distrito Federal pode ser parcelado em até seis vezes. A alíquota permanece a mesma do ano passado: 3% para carros de passeio, 2% para motos e 1% para veículos de carga como caminhões e ônibus.
A variação média nos valores para 2026 é de 1,72%, segundo dados do mercado apurados pela Fipe. A Secretaria de Economia do DF esclarece que esta variação não significa aumento do imposto.
As datas para pagamento variam conforme o número final da placa do veículo, iniciando em 23 de fevereiro para parcela única ou primeira parcela. Aproximadamente 1,3 milhão de veículos pagam o IPVA no DF, e a previsão de arrecadação para 2026 é de R$ 2,14 bilhões.
Renavam
O Renavam é um número de 11 dígitos que identifica cada veículo, parecido com um CPF para pessoas. Ele contém todo o histórico do carro, incluindo informações como chassi, cor, ano, proprietários e multas. Esse número é fundamental para o controle e identificação dos veículos no Brasil, facilitando consultas e transações.
Informações fornecidas pela Secretaria de Economia
