21.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/12/2025

IPVA 2026: calendário de pagamento dos estados

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
20.9 °
84 %
3.1kmh
75 %
qui
22 °
sex
25 °
sáb
21 °
dom
24 °
seg
25 °

Em Brasília

Os governos dos estados já começaram a divulgar os calendários para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026.

Como o imposto é de responsabilidade estadual, as regras mudam conforme o estado onde o veículo está registrado, apresentando variações nas datas para pagamento, percentuais de descontos e número máximo de parcelas permitidas.

Em geral, as datas de vencimento se iniciam entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026 e são escalonadas dependendo do final da placa do veículo.

Calendário por estado

São Paulo

Em São Paulo, o calendário completo do IPVA 2026 já está divulgado. Os contribuintes podem optar por pagar à vista em janeiro com 3% de desconto, à vista em fevereiro sem desconto ou parcelar em até cinco vezes. Os vencimentos variam de acordo com o último número da placa.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o pagamento pode ser realizado em cota única com 3% de desconto ou parcelado em até três vezes sem desconto. As datas variam conforme o final da placa.

Paraná

O Paraná oferece 6% de desconto para pagamento à vista em janeiro. A alíquota do IPVA é de 1,9%, uma das mais baixas do Brasil. Também é possível parcelar em até cinco vezes com vencimentos mensais até maio.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o calendário inicia ainda em dezembro de 2025 com descontos progressivos para pagamentos antecipados. O pagamento pode ser realizado em até seis parcelas entre janeiro e junho de 2026.

Espírito Santo

O pagamento no Espírito Santo começa em abril, com possibilidade de até seis parcelas e descontos diferenciados para pagamento à vista conforme o perfil do contribuinte.

Bahia

A Bahia permite pagamento em cota única até 10 de fevereiro com até 15% de desconto e também parcelamento, com datas específicas a serem divulgadas.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o IPVA terá alíquota de 2% para carros e utilitários e 1% para motocicletas, com opção de pagamento em cota única, em três vezes sem juros ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

Goiás

Em Goiás, o pagamento do IPVA pode ser feito em nove parcelas fixas no dia 15 de cada mês, com desconto de 8% para pagamento à vista em janeiro.

Mato Grosso do Sul

O Estado oferece desconto de 15% para pagamento à vista até 5 de janeiro de 2026, com opção de parcelamento com vencimentos mensais até maio.

Maranhão

No Maranhão, o pagamento pode ser feito em cota única ou em até três parcelas, com início em fevereiro para a cota única e março para as parcelas.

Sergipe

Sergipe oferece desconto de 10% para pagamento até 31 de março de 2026, com o pagamento seguindo até novembro conforme o final da placa.

Distrito Federal

No Distrito Federal, o pagamento pode ser feito em até seis parcelas ou em parcela única com 10% de desconto a partir de fevereiro.

Piauí

No Piauí, contribuintes têm desconto de 15% para pagamento em cota única até janeiro e 10% até fevereiro, além da opção de parcelar em até três vezes.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, é possível pagar em cota única com 3% de desconto ou parcelar em três vezes, com datas específicas para cada opção conforme o final da placa.

Outros estados

Alguns estados ainda não publicaram seus calendários oficiais do IPVA 2026. Recomenda-se que os proprietários de veículos verifiquem regularmente os sites das secretarias estaduais da Fazenda ou dos Departamentos de Trânsito para se manterem informados sobre prazos, valores e formas de pagamento.

É importante lembrar que o não pagamento do IPVA no prazo pode acarretar multas, juros e restrições para o licenciamento do veículo.

Veja Também