Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que pelo menos 70 empresas brasileiras possuem investimentos produtivos em 23 estados dos Estados Unidos. De acordo com os dados divulgados em 24 de novembro de 2024, o total de investimentos brasileiros nos EUA atingiu US$ 22,1 bilhões, representando um aumento de 52,3% quando comparado a 2014.
Entre 2020 e 2024, empresas brasileiras anunciaram mais de US$ 3,3 bilhões em novos projetos em solo americano.
Os setores que mais receberam investimentos brasileiros são: alimentos e bebidas (28%), plásticos (12,4%), produtos de consumo (9,8%), software e serviços de tecnologia (9,6%) e metais (9,3%).
Os estados americanos com maior número de empresas brasileiras com operações produtivas são a Flórida (12 empresas), Georgia (7), Michigan, Minnesota, Missouri, Nova York (6 cada), e Tennessee e Texas (5 cada).
Segundo a CNI, “nos últimos cinco anos (2020-2025), 70 empresas brasileiras anunciaram novos projetos nos EUA, com destaque para a JBS (US$ 807 milhões), Omega Energia (US$ 420 milhões), Companhia Siderúrgica Nacional (US$ 350 milhões), Bauducco Foods (US$ 200 milhões) e Embraer (US$ 192 milhões)”.
Investimentos recentes
O relatório também destaca investimentos anunciados por nove empresas brasileiras nos primeiros meses de 2025.
Dentre eles estão a Embraer, que planeja abrir um centro de manutenção no Texas com aporte de US$ 70 milhões e geração de 250 empregos; a JBS, com nova planta em Iowa investindo US$ 135 milhões e criando 500 empregos diretos; e a Sustainea, parceria da Braskem com a japonesa Sojitz, com investimento previsto de US$ 400 milhões no estado de Indiana.
O levantamento aponta que 2.962 empresas brasileiras têm algum tipo de investimento nos Estados Unidos. A CNI destaca que esses números evidenciam a forte integração econômica entre os dois países.
O presidente da entidade, Ricardo Alban, comentou: “Esta é a prova de que o setor produtivo brasileiro enxerga na relação com os Estados Unidos muito mais que comércio: vê uma parceria. O crescimento dos investimentos de ambos os lados ao longo dos anos reafirma a complementaridade e os benefícios mútuos dessa relação.”
Por outro lado, o estudo mostra que, no mesmo período, 186 empresas norte-americanas anunciaram novos negócios no Brasil. Entre as maiores estão a Bravo Motor Company (US$ 4,3 bilhões), Microsoft (US$ 3 bilhões), CloudHQ (US$ 3 bilhões), Amazon.com (US$ 2,8 bilhões) e New Fortress Energy (US$ 1,6 bilhão).
De acordo com a CNI, “em relação a investimentos anunciados entre 2015 e 2025, os setores mais atrativos para empresas dos EUA no Brasil foram: comunicações (31%), indústria automobilística (13,5%), carvão, petróleo e gás (11,4%), serviços financeiros (10,9%) e fontes de energia renovável (7,1%).”