20.9 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Investigação criminal é aberta contra presidente do Fed nos EUA

Brasília
nublado
20.9 ° C
20.9 °
20.6 °
84 %
2.3kmh
100 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
21 °

Em Brasília

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, comunicou neste domingo (11/1) que procuradores federais iniciaram uma investigação criminal relacionada à reforma de US$ 2,5 bilhões na sede do Banco Central dos Estados Unidos, localizada em Washington. Powell também está sendo investigado.

Em nota oficial divulgada pelo Fed, Powell declarou que a investigação, que tem a ver com seu depoimento ao Comitê Bancário do Senado sobre a reforma dos prédios administrativos do Fed — realizado em junho de 2025 —, é uma retaliação direta do governo do presidente Donald Trump.

“A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que será melhor para o público, em vez de seguir as preferências do presidente”, afirmou o líder do Fed.

“A questão é se o Fed poderá continuar a definir as taxas de juros com base em evidências e nas condições econômicas — ou se a política monetária será conduzida por pressão política ou intimidação”, acrescentou Powell.

Durante o último ano, Trump e seus apoiadores aumentaram as críticas ao presidente do Fed por não reduzir as taxas de juros tão rapidamente quanto desejavam.

Mesmo assim, o Fed baixou as taxas em três reuniões seguidas no segundo semestre do ano passado, mas recentemente indicou que não deve haver novos cortes nos próximos meses.

“O serviço público às vezes exige manter a postura diante de ameaças. Vou continuar a desempenhar meu trabalho com integridade e comprometimento para servir ao povo americano, conforme fui confirmado pelo Senado”, concluiu Powell.

Veja Também