Uma forte tempestade de inverno atingiu os Estados Unidos, trazendo frio intenso e grandes transtornos no transporte aéreo e no fornecimento de eletricidade em diversas regiões. As condições climáticas extremas resultaram na morte de pelo menos sete pessoas, segundo autoridades locais, com casos registrados nos estados do Tennessee, Louisiana, Texas e Kansas.
De acordo com o jornal ABC News, no último domingo (25/1), a tempestade causou o cancelamento de mais de 11 mil voos e deixou mais de 1 milhão de americanos sem energia elétrica.
Em muitos estados, a neve acumulada foi significativa. No Arkansas, a camada de neve atingiu 20 centímetros, enquanto em Illinois e Ohio chegou a 28 centímetros. Em Indiana, a neve alcançou 33 centímetros, e em Missouri, cerca de 30 centímetros.
Devido ao risco de gelo nas estradas e quedas de energia, alertas meteorológicos foram emitidos para cidades como Dallas, Oklahoma City, Oklahoma, St. Louis, Missouri, Louisville, Kentucky, Cleveland, Ohio, Washington, DC, Filadélfia e Boston.
Em Nova York, as temperaturas devem permanecer abaixo de zero durante todo o dia, com previsão de até 30 centímetros de neve no Central Park.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou que viagens perigosas e impacto na infraestrutura podem continuar por vários dias, incluindo a possibilidade de queda de neve intensa e acúmulo de gelo que podem causar danos graves localmente.
As autoridades continuam monitorando a situação e alertam a população sobre o risco constante de hipotermia, acidentes nas estradas e apagões, enquanto o clima frio e severo persiste.
