São Paulo, SP (UOL/Folhapress)
Moradores de São Paulo estão enfrentando problemas com a internet e telefonia após um forte vendaval.
Rajadas de vento próximas a 100 km/h causaram instabilidade nos serviços de telecomunicações, conforme informado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Usuários relataram problemas na tarde de hoje, 48 horas após os ventos fortes que derrubaram árvores e galhos pela cidade.
Todas as operadoras receberam reclamações de sinal fraco, internet desconectando e dificuldades para fazer chamadas. Clientes da Claro disseram que não conseguem ligar nem acessar a internet. Usuários da Vivo relatam sinal ruim e problemas para usar redes sociais ou enviar mensagens. Tim e Oi também têm apresentado falhas.
“A Vivo está sem sinal de internet móvel no centro de São Paulo há 48 horas”, relatou um usuário. Usuários enfrentam instabilidade pelo segundo dia consecutivo.
A Anatel informou que os problemas foram causados pela falta de energia elétrica. O órgão esclareceu que não houve danos nas antenas ou cabos de telecomunicação.
“A Anatel confirma que diversos sites de telecomunicações no estado de São Paulo foram afetados, causando falhas em todas as operadoras. Isso não é devido a danos nas antenas ou cabos, mas sim pela falta de energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos”, disse a Anatel em comunicado.
A Conexis Brasil Digital, que representa Claro, Vivo, Tim e Oi, explicou que as falhas foram causadas pelo vendaval e que só com a retomada da energia elétrica o serviço será normalizado.
As torres e antenas precisam de energia para funcionar. A Conexis ressaltou que embora as antenas não tenham sido danificadas, a falta de energia prejudica a operação dos serviços.
“Clientes de várias áreas de São Paulo ainda sofrem com instabilidades nos serviços de telecomunicações devido ao vendaval, que derrubou árvores e causou falta de energia prolongada. Equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço. As empresas reforçam que a energia precisa retornar para que o serviço seja normalizado”, afirmou a Conexis.
Milhares de residências continuam sem energia na capital paulista. São 732.194 imóveis sem luz, sendo 512.107 somente na cidade de São Paulo.

