16.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Interesse por Eduardo Bolsonaro cresce muito nos EUA

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
18.1 °
16.5 °
68 %
4.6kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
29 °

Em Brasília

VITORIA PEREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O número de pessoas procurando informações sobre o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos aumentou bastante neste mês, segundo dados do Google Trends. A busca cresceu dez vezes nos últimos 30 dias em comparação ao mês anterior.

Esse crescimento aconteceu depois que o presidente Donald Trump colocou uma sobretaxa de 50% em produtos importados do Brasil, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Washington, o deputado tem se encontrado com autoridades para pedir à Casa Branca e seus aliados que apliquem sanções ao ministro do STF Moraes. Ele também teve reuniões na sede do governo americano, no Departamento de Estado, e com um aliado próximo de Trump.

No domingo (13), publicou um vídeo em inglês com legendas em português nas redes sociais, onde defendeu as tarifas impostas pelo presidente, solicitou punição a Moraes e pediu ao governo americano que utilize a Lei Magnitsky, que permite punições por graves violações de direitos humanos.

O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que há uma grande chance do republicano aplicar sanções pessoais contra o ministro do STF, usando essa lei.

O deputado também tem conversado com Chris Pavlovski, chefe da plataforma de vídeos Rumble, que está em conflito com Moraes. O ministro pediu o bloqueio total de uma conta ligada ao comentarista Rodrigo Constantino no Brasil e exigiu o fornecimento dos dados do usuário, sob multa diária de R$ 100 mil.

Este é o terceiro momento em que o nome do terceiro filho de Bolsonaro é muito procurado nos EUA, conforme dados do Google Trends. O primeiro pico aconteceu quando ele pediu licença para morar no país, onde vive desde março, mencionando que sua decisão foi por medo de ser preso por ordem de Moraes.

Depois, no final de maio, as buscas aumentaram novamente, após o ministro abrir um inquérito para investigar as ações de Eduardo contra o STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal nos EUA.

O inquérito, pedido pela PGR, investiga possíveis crimes de coação, bloqueio de investigação e ataque ao Estado democrático de Direito.

Segundo o Google Trends, o interesse por Eduardo Bolsonaro também cresce no Brasil, com buscas recentes relacionadas a “Eduardo Bolsonaro taxação” e “Eduardo Bolsonaro tarifas”.

Veja Também