A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) anunciou o começo da segunda etapa do Projeto Sem-Fogo-DF, nesta terça-feira (22/7). Essa fase será conduzida pela Associação GigaCandanga, parceira do projeto, que oferecerá uma rede inteligente de monitoramento capaz de detectar focos de incêndio em tempo real.
Serão instaladas câmeras de alta precisão e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) em três locais estratégicos: Estação Ecológica Águas Emendadas, Jardim Botânico de Brasília e a Torre do Shopping JK.
As imagens captadas serão enviadas quase que imediatamente para centrais de processamento, onde a IA identificará focos de fumaça e calor com precisão superior a 90%.
Segundo a Sema-DF, essa rapidez na resposta será um diferencial importante, pois os métodos tradicionais dependem de acionamento humano e imagens de satélite, cuja análise pode levar horas, enquanto a nova fase proporcionará alertas quase instantâneos.
Esta etapa entra em vigor com a chegada da estação seca no Distrito Federal, que já provocou 16 incêndios em vegetação registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em menos de 3 horas, na tarde da última terça-feira.
Cuidados durante a estação seca
A estação seca, além de aumentar os incêndios florestais, afeta diretamente a saúde respiratória da população. A pneumologista Gilda Elizabeth, do Hospital Brasília Águas Claras, ressalta que a variação de temperatura e o ar seco podem provocar maior produção de secreções, agravamento de rinite, asma e maior propensão a infecções respiratórias.
Para se proteger, a especialista indica manter a hidratação constante, realizar lavagem nasal com soro fisiológico, e utilizar umidificadores ou improvisar umidificação no ambiente com bacias de água e toalhas molhadas.
Além disso, o clima seco também prejudica os olhos, que ficam mais suscetíveis a irritações, inflamações e infecções devido ao excesso de lacrimejamento. Para isso, o oftalmologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF), Frederico Loss, recomenda o uso de colírios lubrificantes para minimizar os sintomas.