Reconhecido como um dos principais representantes do setor energético brasileiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) expressou seu apoio à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de elevar a proporção de biocombustíveis misturados aos combustíveis fósseis.
Na quarta-feira, 25 de junho, o CNPE autorizou o aumento obrigatório do teor de etanol na gasolina para 30% e do biodiesel no diesel para 15%, após sua segunda reunião extraordinária. O IBP considera essa medida uma estratégia fundamental para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e para incentivar o crescimento da bioeconomia no Brasil.
“Expandir o uso de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, é uma política crucial para uma transição energética justa e para alcançar as metas climáticas do país. Além disso, é uma iniciativa que estimula o desenvolvimento regional, promove a geração de empregos e renda no meio rural, e valoriza a inovação tecnológica e a produção nacional”, destacou o instituto.
A organização também reforçou a importância do fortalecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP): “Com o aumento dos teores de mistura de biocombustíveis, será necessário um acompanhamento técnico mais rigoroso, com maior capacidade de fiscalização, monitoramento da qualidade dos combustíveis e garantia de segurança ao consumidor”.
Com a atualização, o teor de etanol passa dos atuais 27,5% para 30% na gasolina (E30) e o biodiesel sobe de 14% para 15% no diesel (B15), com vigência a partir de 1º de agosto. O governo federal prevê investimentos superiores a R$ 15 bilhões.
Os testes da mistura E30 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) sob supervisão do Ministério de Minas e Energia (MME). As projeções indicam que a nova composição poderá reduzir o consumo de gasolina A em até 1,36 bilhão de litros e aumentar o uso de etanol anidro em até 1,46 bilhão de litros.
Segundo Pietro Mendes, secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do MME, o aumento do etanol resultará numa diminuição de até R$ 0,11 no preço da gasolina comum nas bombas.
O MME calcula que, com a mistura E30, o custo do quilômetro rodado poderá ser reduzido em até R$ 0,02. Por exemplo, um motorista de aplicativo que percorre cerca de 7.500 km por mês poderá economizar aproximadamente R$ 150 mensalmente, totalizando cerca de R$ 1.800 ao ano.