20.5 C
Brasília
sexta-feira, 15/08/2025

INSS remove denúncia sobre contrato com Agibank

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.1 °
62 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
23 °

Em Brasília

CRISTIANE GERCINA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retirou do seu site uma reportagem que falava sobre a suspensão do contrato com o Agibank. Essa matéria, publicada na terça-feira (12), mencionava uma investigação que estaria ocorrendo após denúncias feitas por pessoas que recebem benefícios.

O INSS afirmou que não houve mudanças na investigação, mas a publicação foi removida a pedido do banco. O Agibank preferiu não comentar o assunto.

Os aposentados que são clientes do banco continuam recebendo seus benefícios normalmente, e aqueles que quiserem mudar de banco podem solicitar a transferência do pagamento.

As denúncias indicavam que o aplicativo do Agibank redirecionava as chamadas feitas para a Central 135 do INSS para o próprio aplicativo do banco. Havia também relatos de dificuldades para fazer a transferência do benefício e retenção indevida de valores.

Esse redirecionamento aconteceria por meio do chamado menu digital, criado pela Previdência em abril de 2024.

O Agibank nega as irregularidades, dizendo em nota que não desvia as chamadas, mas encaminha as queixas dos clientes para o aplicativo oficial do INSS, chamado Meu INSS.

“Esse procedimento é fruto de uma parceria entre o INSS e a empresa de tecnologia DialMyApp (DMA), que usa sua tecnologia para redirecionar o usuário para o aplicativo oficial do INSS,” disse o banco.

Outra denúncia falava que o Agibank teria chamado aposentados e pensionistas para irem às agências a fim de tratar de descontos considerados indevidos realizados por sindicatos e associações. Para receber o dinheiro de volta, seria necessário comparecer ao banco.

Sobre esses descontos, quem não reconhece valores na folha de pagamento pode participar de um acordo feito pelo INSS com o Supremo Tribunal Federal para reaver o dinheiro. Esse processo é feito somente pelos canais oficiais, que são o aplicativo ou site Meu INSS, a Central 135 e as agências dos Correios.

Na reportagem, o INSS dizia que as denúncias são graves, pois prejudicam a relação de confiança entre os segurados e o instituto.

O INSS orienta que, se houver recusa na solicitação de transferência de banco feita ao Agibank, o segurado deve procurar a Ouvidoria do INSS. Com a suspensão do contrato, o banco não poderá aceitar novos clientes aposentados.

O Agibank afirmou que as chamadas para o número 135 não são desviadas para o banco, mas redirecionadas para o ambiente oficial do INSS, conforme regras técnicas estabelecidas pelo órgão, que autorizou mais de 160 empresas para operar desse modo.

Sobre a recusa em transferir benefícios, o banco afirmou que não faz retenção e que esse processo é controlado diretamente pelo INSS e pelo banco de destino.

Quanto ao contato com clientes para tratar dos descontos indevidos, o Agibank declarou que não tem relação com essas ações, explicando que apenas informou os clientes por meio de notificações para esclarecer dúvidas nos seus canais de atendimento.

O banco informou que suspendeu esse serviço após orientação do INSS para não prestar esse tipo de atendimento.

“O Agibank permanece comprometido em ajudar na retomada total do acordo para pagamento de novos benefícios,” concluiu em nota.

Veja Também