Boa notícia para aposentados e pensionistas que não receberam a antecipação feita entre abril e junho deste ano: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (24/11) a liberar o pagamento do 13º salário para quem ganha até um salário mínimo. O órgão informou que mais de dois bilhões de benefícios serão pagos.
Para os beneficiários que recebem acima de R$ 1.518, os pagamentos terão início em 1º de dezembro, com todos os depósitos sendo feitos em parcela única até o dia 5 de dezembro.
De acordo com o governo, pessoas que recebem auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, pensão por morte e salário-maternidade também têm direito ao 13º pagamento.
Para verificar o valor, é necessário acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS, na área “Meu Extrato”. Quem preferir pode ligar para a central de atendimento do órgão, que funciona pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O INSS alerta que, para consultar a data de pagamento, o cidadão deve observar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. Por exemplo, se o número do benefício for 0104-7, o dígito relevante será o 4.
Calendário para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 24 de novembro
- Final 2: 25 de novembro
- Final 3: 26 de novembro
- Final 4: 27 de novembro
- Final 5: 28 de novembro
- Final 6: 1º de dezembro
- Final 7: 2 de dezembro
- Final 8: 3 de dezembro
- Final 9: 4 de dezembro
- Final 0: 5 de dezembro
Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro
- Finais 2 e 7: 2 de dezembro
- Finais 3 e 8: 3 de dezembro
- Finais 4 e 9: 4 de dezembro
- Finais 5 e 0: 5 de dezembro
