O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências estarão fechadas para atendimento presencial em mais de 90 cidades brasileiras na terça-feira, dia 20, por causa do feriado municipal de São Sebastião. Esse feriado é comemorado em cidades onde São Sebastião é o padroeiro, incluindo as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR).
O feriado alcança várias regiões do país. Na Bahia, cidades como Belmonte, Brumado e Itambé terão as agências fechadas. Em Pernambuco, as cidades de Águas Belas e Belo Jardim também suspenderão o atendimento presencial. No Nordeste, estados como Ceará, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí terão diversas cidades afetadas. No Sudeste, Minas Gerais e São Paulo somam 18 municípios cada; Rio de Janeiro cinco; e Espírito Santo dois. Na região Norte, municípios do Pará, como Altamira e Breves, além de Boa Vista em Roraima e Arraias em Tocantins, terão as agências fechadas. No Sul e Centro-Oeste, pontos facultativos ocorrerão em cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.
Mesmo com o fechamento das agências, os canais de atendimento remoto, como o aplicativo Meu INSS e o telefone 135, continuarão funcionando normalmente, oferecendo mais de 100 serviços.
Além disso, as agências do INSS em todo o país estarão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro para a realização de melhorias programadas nos sistemas da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da Previdência Social. Os serviços digitais e a central telefônica ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência.
Para reduzir os impactos dessas paralisações, o INSS realizou atendimentos extras no último final de semana e planeja repetir essa ação nos dias 24 e 25 de janeiro. Os beneficiários que preferirem atendimento nos dias úteis terão a possibilidade de reagendar suas consultas.
